A arte de brilhar

Imagino que lendo esse site, alguns de vocês se perguntaram: o que será que essa menina quer dizer com "brilhar"? 

O sol brilha, os vagalumes brilham, as estrelas brilham. Será que o ser humano pode brilhar também?

Sim. Ô se pode. Mas de um jeito diferente, único, que só a gente consegue fazer. E ao mesmo tempo que todos podemos brilhar, temos a capacidade única de TER esse poder nas nossas mãos, mas desperdiçá-lo, às vezes nem mesmo sabendo da existência dele ao longo de uma vida inteira. 

Esses dias estava conversando com um amigo meu sobre essa questão, e perguntei pra ele quantas pessoas ele conhecia que realmente brilhavam. Ele ficou pensando, e, contando alto, não conseguiu preencher a mão direita. 

Frustrado, ele afirmou: "São poucos. Mas pensando bem, acho que não é todo mundo que consegue brilhar mesmo."

Eu, de certa forma chateada por ver que ele pensa assim (e que grande parte das pessoas também pensa assim), apenas respondo: "As crianças. Todas elas brilham". 

Ambos pensativos, mudamos de assunto e a vida continua. 

Resolvi então analisar as crianças e as pessoas que brilham, para entender o que elas carregam em comum. Por enquanto, cheguei a algumas conclusões:

AUTENTICIDADE: as pessoas que brilham são simplesmente elas mesmas. São pessoas que se expressam, sem vergonha de se feliz. São pessoas que estão alinhadas com a sua essência, que são verdadeiras - consigo e com os outros, pois sabem que seria uma estupidez não ser assim. 

PRESENÇA: as pessoas que brilham têm aquela presença de arrasar corações. Sabe quando alguém entra numa sala, num evento, e todo mundo repara - de uma forma ou de outra? Não por que essa pessoa chega causando ou chamando atenção, mas simplesmente por que carrega uma presença encantadora, por que ela sorri com os olhos, tem intenção nas palavras, te acolhe no abraço, ouve com atenção e sabe viver o presente. 

VULNERABILIDADE: brilho não significa perfeição, muito pelo contrário, significa ter consciência da nossa luz e também da nossa sombra, e saber abraçar ambos. Não é fingir que somos fortes, quando nos sentimos fracos. É saber ser vulnerável, pedir ajuda, e buscar crescer a aprender com seus erros. O que para muitos pode parecer vergonha ou fraqueza, para outros pode ser a razão que nos faz brilhar. 

MOVIMENTO QUE TRANSBORDA: é claro que quem brilha, não brilha sozinho. Brilhar significa estar em constante movimento, sabendo como utilizar seu poder criativo para além de seu umbigo. Signifca se doar, querer o bem do outro sem esperar NADA em troca. Quem brilha transborda sua luz de tal forma que toca a nossa alma e permite que todos também brilhemos. 

COERÊNCIA: esse é o mais difícil de encontrar, na minha opinião. Brilhar significa não só carregar bandeiras, mas tentar diariamente viver na sua própria vida tudo aquilo que se deseja ver no mundo. É estar afinado com o seu externo, na humildade e na coerência de valores. 

"PÓ DE PIRLIMPIMPIM": o toque secreto, a cereja do bolo, a poção mágica. Todos nós, quando conseguimos de fato acessar o nosso brilho, acessamos também algo quase que misterioso dentro de nós, nosso poder secreto, muitas vezes sutil, mas sempre único e encantador. Sabe aquela coisa meio inexplicável que geralmente causa questionamentos como "tem algo naquela pessoa que chama a minha atenção, e não sei dizer o que é"?.  É isso, o pó de pirlimpimpim.

Ufa. 

Sei que você deve estar se perguntando COMO então acessar o seu brilho, mas isso é assunto para um outro texto (não que eu saiba a resposta, mas é exatamente essa a busca da Coconut e adoro falar desse assunto). Em todo caso, só para relembrá-los: por mais difícil que isso pareça, é possível e TODOS nós podemos brilhar. 

De qualquer forma, antes de brincar de brilhar, precisamos entender o que de fato isso significa. E sem dúvida alguma, não tem uma resposta única.

Te convido agora a refletir: o que é brilhar para você?

Quais são os elementos, características e valores que as pessoas que brilham têm em comum? Ou melhor, quando você se vê brilhando, o que está acontecendo? Por que isso acontece? 

E traz aqui para a gente! Escreve nos comentários, vamos conversar! :)

Animada para saber o que vocês pensam sobre a arte de brilhar.

Beijos e pó de pirlimpimpim pra todos nós!